Como construir uma lista de email marketing

Como construir uma lista de email marketingComo construir uma lista de email marketing

Como construir uma lista de email marketing

O email marketing é uma das ferramentas de marketing digital que tem vindo a ser utilizada de forma exponencial por parte das empresas nacionais e internacionais.

Assim sendo, se a sua empresa ainda não utiliza esta forma de comunicação para alavancar as vendas, acredite que tem estado a perder uma enorme possibilidade de vender os seus produtos/serviços online.

Fique a conhecer algumas das melhores dicas para construir uma lista de email e começar já hoje a melhorar a sua performance digital.

 

Como construir uma lista de email marketing de sucesso

 

É importante ter em conta que aproximadamente 92% dos consumidores têm pelo menos um email, ou seja, uma enorme percentagem de potenciais clientes. Conheça de seguida algumas dicas importantes para angariar os seus emails.

 

1 – Conheça o seu target

 

O primeiro passo para angariar uma lista de email marketing bem-sucedida passa essencialmente por conhecer o seu público-alvo.

Saiba o que eles querem, o que procuram online (gostam de dicas simples e rápidas ou pelo contrário, preferem conteúdos mais completos), se querem melhorar o seu status ou preferem suprimir necessidades?

Não pense numa lista de email, mas sim em pessoas, pois uma lista de email não é nada mais que um contacto direto para uma pessoa (que pode ser um potencial cliente).

 

2 – Crie conteúdo direcionado

 

Depois de conhecer perfeitamente o seu público-alvo, deve criar conteúdo que seja útil aos desejos e necessidades desse mesmo target.

No entanto, é importante que tenha imenso cuidado com o conteúdo que oferece aos seus potenciais clientes. O mesmo deve ser simples de ler e de digerir, ou seja, deve ser algo que as pessoas consigam entender à primeira leitura, sem terem de estar a reler a mesma frase várias vezes.

 

3 – Diversas variedades de conteúdo

 

Se quer angariar uma lista de email marketing que lhe traga retorno no investimento que está a realizar, é importante que tenha diversas variedades de conteúdo (podem ser infográficos, e-books, pequenas formações online sobre diversos tópicos…).

Quando o conteúdo estiver disponível, deve solicitar o registo do email e o nome da pessoa (através de uma landing page específica), para que ela passa aceder (ou fazer download) desse mesmo conteúdo.

Desta forma, sempre que alguém lhe indicar o email, você vai poder utilizar o mesmo para diversas ações de email marketing.

No entanto, é de extrema importância que o faça de forma ponderada e tenha em conta as necessidades dos seus clientes. Ou seja, se alguém se registou para receber informações sobre SEO não deve enviar informações sobre receitas sem lactose (uma vez que a pessoa não tem interesse nesse tipo de conteúdo).

 

4 – Não compre listas de email

 

É importante salientar, que não deve NUNCA comprar ou trocar listas de emails ou mesmo andar em vários sites a retirar emails, pois desta forma além de gastar imenso dinheiro na aquisição das listas de email não vai ter nenhum retorno pois as pessoas não conhecem a sua empresa, logo vão colocar os seus emails numa lista de spam.

Agora que já sabe como construir uma lista de email marketing bem-sucedida, está na altura de colocar aos mãos à obra. Se necessitar de algum apoio nesse sentido, não hesite em contactar-nos.