O seu site foi hakeado? Saiba o que fazer

O seu site foi hakeado Saiba o que fazerO seu site foi hakeado Saiba o que fazer

Cada vez mais é imprescindível saber se o seu site foi hakeado e quais as consequências que advêm desse mesmo ataque informático.

Lembre-se sempre que o site da sua empresa é a porta de entrada do seu negócio no mundo virtual, sendo por isso essencial saber como analisar e descobrir se foi alvo de algum ataque informático.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a perceber se o seu site foi hakeado e o que fazer para reverter esse ataque.

6 dicas para perceber se o seu site foi hakeado

Lidar com um site que foi alvo de um ataque informático é algo que muitas empresas não estão preparadas para fazer. Assim sendo, veja de seguida a nossa check list para perceber se está tudo ok com o seu site.

1 – Imagens fora do sítio

Se sabe as imagens que tem no seu site e se por algum motivo as mesmas começam a aparecer fora do sitio, este é um indicio que pode ter o site sobre ataque informático.

2 – Não consegue aceder ao BackOffice do site

Cada vez que acede ao BackOffice de um site em WordPress tem de colocar um username e uma password.

No entanto, se de um dia para o outro deixou de conseguir aceder e tem a certeza de que a mesma está correta, esta é uma questão que também indica que o seu site pode ter sido hakeado.

3 – Aumento de tráfego

Outros dos fatores que indiciam que o seu site foi hakeado, passa simplesmente por um aumento (ou diminuição) de tráfego de fontes que você não consegue explicar nem perceber de onde veem (consegue ver estes dados no Google Analytics).

4 – Reencaminhamentos incorretos

Um sinal claro de que o seu site foi alvo de um ataque informático, passa pelo redireccionamento do mesmo para sites de teor comprometedor.

Não é incomum que os sites atacados tenham inúmeras páginas a serem redirecionadas para outros de teor pornográfico.

5 – Caracteres estranhos

Muitas vezes, quando um site é atacado, é comum verificar que os textos encontram-se com caracteres especiais no local das letras (como por exemplo: », <, #, *, &, @).

6 – Pop ups indevidos

Se de um dia para o outro o seu site tem pop ups a aparecer que não foram colocados por si, e que não ajudam de todo à melhoria do tráfego e da recolha de emails, saiba que muito provavelmente o seu site foi hakeado.

É importante ter em conta, que se notar qualquer tipo de alteração no site que não tenha sido solicitada, deve analisar o mesmo e aplicar as devidas medidas corretivas (pode utilizar o Webmaster Tools para ver quais a medidas de correção que deve implementar).

Se não souber como fazer essa verificação nem as alterações necessárias para ter o site a funcionar corretamente, solicite-nos um contacto que poderemos fazer essa verificação por si.

Agora que já sabe 6 questões que tem de estar atento para saber se o seu site foi hakeado, comece já hoje a prestar mais atenção a estes pormenores. Vai ver que vão fazer toda a diferença.